I'm a title. Click here to edit me
Acervo de Macropedolitos
Mas, afinal, o que são macropedolitos?
"Os macropedolitos representam um perfil de solo, no qual, na impossibilidade de se realizar trabalhos de campo, tornam-se recursos facilitadores para o desenvolvimento do conteúdo de pedologia e, conseqüentemente, para o melhor desempenho das atividades em sala de aula. Além disso, a elaboração dos macropedolitos permitem representar em laboratório a realidade observada na natureza, possibilitando que se faça inferências no que diz respeito ao uso e conservação dos solos." (SILVA; NUNES; PERUSI, 2005).
Inicialmente, é feita a escolha da área para a retirada do perfil de solo. Essa área pode ser um barranco, geralmente à beira de estradas vicinais, ou trincheiras e erosões num determinado terreno. Nele é feita uma análise, o tipo de solo, se é possível ver as diferentes camadas de tais solo.
Escolha da área para a retirada do perfil de solo (macropedolito).
O método utilizado para a elaboração dos macropedolitos foi preconizado por Kiehl (1979, p.47). Esta técnica consiste em coletar uma amostra de todo o perfil do solo, mantendo não só a estrutura natural como a disposição dos horizontes, tal como se observa na parede de um barranco ou de uma trincheira [...].
Barranco escolhido para retirada do macropedolito.
Após determinada a área de coleta do material sua limpeza é feita, para tal, cava-se em torno de 0,5m barranco a dentro para eliminar as impurezas contidas no barranco.
Limpeza do barranco.
Segundo metodologia adotada, após limpeza do perfil, há sua medição, a área escavada deve ter altura de 1,5m e profundidade de 0,5m, para tal medição é utilizado uma forma de aço de 1,5m de altura, por 0,3m de largura e 0,05m de espessura, de modo que esta forma fique fixa no perfil que deseja ser retirado.
Gabarito utilizado para medir o perfil
Fixada a forma, as laterais são escavadas para facilitar a retirada do macropedolito, nessa etapa têm-se muito cuidado, pois pode haver contaminação do solo por amostras de outros horizontes, então a necessidade de limpar a base da forma é imprescindível.
Limpeza da base e das laterais do perfil.
Terminadas a limpeza da base e das laterais, exceto uma parte entre a amostra já limpa e o barranco para o solo ainda estar fixo, o molde de madeira, com aproximadamente 1,5m de altura, 0,3m de largura e 0,05 de espessura, é preenchido com cola branca, em seguida o esse molde é levado junto ao solo e, sob pressão, é retirado a última parte que une o barranco e a amostra.
Fixação do molde de madeira para retirada do macropedolito.
Após a amostra ser tirada da natureza (barranco), inicia-se sua limpeza, ainda em campo, para facilitar seu deslocamento até o laboratório.
Limpeza do perfil em campo e seu transporte ao laboratório.
Já em laboratório o macropedolito é limpo por completo, ficando com a mesma espessura do molde de madeira, 1,5x0,3x0,05m. Para sua fixação por completo no molde, é diluído 1 litro de cola branca em 2 litros de água, aplicados em várias etapas de acordo com a absorção do solo (latossolos absorvem mais rápido, por ser mais porosos), feitas as aplicações da solução, a amostra é colocada para secar, ficando entre 1 a 2 semanas, de acordo com o tipo de solo.
Como resultado final, temos uma réplica fiel ao perfil do solo encontrado na natureza, que é utilizado no projeto "TRILHANDO PELOS SOLOS" para facilitar o entendimento dos visitantes sobre formação, conservação, manejo e os tipos de solos oriundos de diferentes regiões.
Acervo de macropedolitos do Laboratório de Sedimentologia e Analise de Solos da FCT/Unesp.